segunda-feira, 5 de março de 2012

Dicas para comprar seu pacote sem aborrecimentos!


Para quem quer facilidade, sem ter de se preocupar com a procura de hotéis nem o planejamento de roteiros, por exemplo, o pacote de viagem é a melhor opção. Da compra das passagens à escolha da hospedagem e os passeios, tudo será providenciado pela agência ou pela operadora de turismo.
Para que tudo saia conforme o que foi contratado no pacote, convém ficar atento às dicas sugeridas pelo Procon e pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Tipo de viagem

Após a escolha do roteiro, avalie o tipo de pacote: individual ou em grupo de excursão. Os pacotes individuais são indicados quando a ideia é ter maior liberdade na programação. Já nas excursões, os passeios e os horários são fixos. 

Empresa confiável

O Ministério do Turismo tem um cadastro de profissionais da área no site (cadastur.turismo.gov.br).
Confira também se a empresa faz parte da Associação Brasileira de Agências de Viagem, Abav (abav.com.br).
Antes de contratar, procure também referências com pessoas de sua confiança, amigos e parentes, que tenham usado os serviços.


Atenção ao contrato

No contrato do pacote de viagem deve constar tudo o que foi acertado verbalmente e oferecido pelos anúncios: data e local de saída e de chegada, passeios e serviços inclusos (como city tours e refeições), hotéis, taxas, valor total, número de parcelas e datas de vencimento, atendimento e despesas em caso de acidentes.
Leia atentamente as cláusulas que permitem alterações nos hotéis, passeios, taxas extras e transportes.

Confirmação de reserva

Não basta ver se as datas da viagem e os aeroportos de saída e chegada estão corretos; é preciso ler atentamente o nome do hotel, o tipo de quarto (se é duplo, triplo ou quádruplo), a classe no avião, os traslados e os passeios incluídos, assim como as taxas e os ingressos pagos à parte.

Comprovantes

Guarde uma via do contrato, datada e assinada, além de todos os anúncios e folhetos publicitários sobre o pacote.
Por via das dúvidas, mantenha os e-mails trocados com o agente para garantir que nenhum mal-entendido ou informação perdida no meio do caminho atrapalhe a viagem.

Recibos em mãos

Depois de fechado o negócio, a agência deve fornecer até 1 semana antes do embarque, todos os vouchers (comprovantes de reserva) de hotéis, traslados, passeios, bem como os recibos dos valores pagos, bilhetes, passagens com datas de saída e chegada.

Cancelamentos

Se a agência ou a operadora cancelar o pacote, é obrigada a restituir todos os valores pagos.
Caso a decisão de cancelar seja do cliente, é preciso comunicar por escrito com a maior antecedência possível e ficar atento às clausulas do contrato e ao valor total do pacote, já que a multa por cancelamento pode chegar até 100% do valor.

Fenômenos naturais

No caso de terremotos, furacões, vulcões, enchentes ou outros fenômenos naturais, a empresa pode cancelar a viagem, mas deve prestar assistência ao cliente, além de transferir a data ou o destino da viagem.
O viajante, por sua vez, também pode cancelar a viagem – mas tem que checar a multa, caso o hotel ou cia aérea, entenda que o fenômeno não seja causa para cancelamento e não prejudique a viagem.

Ecoturismo

Para viagens a destinos de ecoturismo, é recomendado informar-se sobre as atividades incluídas, o grau de dificuldade do roteiro, o condicionamento físico exigido, as características da região e a presença de guia especializado.
É importante certificar-se de que na região existe atendimento médico em caso de emergência, conferir quais são as roupas e equipamentos apropriados para as atividades.

Cruzeiros marítimos

Primeiramente, é preciso checar a categoria da cabine e sua localização no navio.
Leve em consideração se será um cruzeiro comum ou temático, o que vai definir o perfil dos passageiros e os eventos programados. Um cruzeiro destinado a torcedores de um clube de futebol certamente desagradará um casal em lua de mel.
Vale a pena conferir o que está incluído no pacote e o que será considerado despesa extra – em geral, bebidas, salão de beleza, passeios nas paradas, lavanderia, telefonemas e acesso à internet são cobrados à parte.
Verifique se o pacote inclui transporte aéreo ou terrestre até os locais de saída.

                                                CONTATOS: 21 3974 7815 - costalesteviagens.com.br








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