segunda-feira, 12 de março de 2012

Os maiores desafios de resistência do mundo

Maratona das Areias, Marrocos
A Maratona das Areias é uma das provas de resistência mais rudes e árduas do planeta. Durante seis dias e uma distância de 225 km , equivalente a cinco maratonas e meia, participantes atravessam o deserto do Saara brigando contra o calor, a desidratação e as imponentes dunas de areia. A Maratona acontece entre os dias 6 e 16 de abril.

 Maratona da Selva, Brasil
Andar no meio da floresta amazônica já é cansativo pelo calor, as condições difíceis e o grande número de insetos. O que dizer então de uma corrida de 240 km, carregando bagagens em meio às arvores, lamas e mangues, e desejando não cruzar com serpentes, escorpiões ou outros animais perigosos? Este é o desafio que representa a Maratona da Selva, realizada no começo do mês de outubro.

 Yujon River Quest, Canadá
Uma das mais espetaculares corridas de caiaque e canoa do mundo, a Yukon River Quest segue pelo selvagem rio Yukon, no norte do Canadá num percurso de 705 km. Participantes do mundo inteiro encaram a aventura, com águas geladas, rápidas e, eventualmente, ursos. A corrida é realizada entre 27 de junho e 1º de julho no verão do hemisfério norte, sob o sol da meia-noite nesta parte do Canadá que se encontra com o Alasca.

 O Brutal, País de Gales
No mês de setembro será realizada a primeira edição do Brutal, nome dado a uma prova de Iron Triathlon Duplo. A prova terá 7,7 km de natação no gelado lago Padam, 360 km de bicicleta por colinas, 83 km de corrida a pé, além de uma caminhada até o topo do monte Snowdon, maior montanha do País de Gales. São 42 horas de uma prova brutal.

 Dérbi Mongol, Mongólia
Atravessar mil quilômetros sobre pequenos cavalos semi-selvagens pelas estepes da Mongólia não é para os fracos. A maioria dos cavaleiros acabam levando pelo menos um tombo durante o trajeto, no qual as noites são passadas em "yurts", tendas tradicionais do país, com famílias locais. O Dérbi Mongol é realizado entre os dias 7 a 20 de agosto.

 Rally Dakar, América do Sul
Criado em 1979, o Rally Dakar unia Paris, na França, com a cidade de Dakar, no Senegal. Logo virou o rally mais tradicional do planeta, atraindo a atenção da imprensa mundial. Desde 2009, por razões de segurança vinculadas com a instabilidade política do continente africano, a corrida passou a ser realizada na América do Sul. Em 2012, o rally foi da bela cidade de Mar del Plata, na Argentina, à capital peruana, Lima, passando pelo Chile.

 Yak Attack, Nepal
Como prova extrema e muito desafiante, o Yak Attack não deixa nada a desejar. Corrida de bicicleta mais alta do mundo, atingindo mais de 5.400 metros sobre o nível do mar, no coração dos picos do Himalaia. O Yak Attack percorre 400 km, com temperaturas de até 15 graus embaixo de zero e caminhos cheios de lama e neve.

Vendée Globe, volta ao mundo
É preciso de muita força, física e mental, para encarar a regata Vendée Globe, levada a cabo todos os anos no mês de novembro. A regata é feita em solitário, e dá a volta ao mundo, saindo da França, navegando o Atlântico sul e norte, lutando contra condições climáticas difíceis, sem parar em lugar algum, e sem receber nenhum tipo de ajuda.

Corrida de trenós de Iditarod, Alasca
Em lugares remotos e com muita neve, trenós puxados por cachorros são um dos meios de transporte mais utilizados. E estes veículos também servem para uma das corridas mais tradicionais do Alasca, a Corrida de Trenós de Iditarod. Nela, participantes levados por suas equipes caninas cruzam montanhas, florestas e rios congelados do Alasca por mais de 1.800 km, encarando neve, ventos gelados, baixas temperaturas e longas horas de escuridão.

Corrida de Esqui do Círculo Ártico, Groenlândia
Ao norte do Círculo Ártico, o litoral oeste da Groenlândia recebe uma das corridas mais desafiantes de esqui de fundo. Durante três dias, esquiadores percorrem 160 km de paisagens geladas dormindo em barracas e competindo pelo primeiro lugar na Corrida de Esqui do Círculo Ártico, que começa no dia 23 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário