segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Canadá Verão Radical

Trilha sobre riacho no Fundy National Park, um dos passeios imperdíveis em New Brunswick - Foto: Tourism New Brunswick, Canadá

Prince Edward Island

Prince Edward Island, ou simplesmente PEI, é “o” lugar para quem busca simplesmente relaxar e deixar de lado as modernidades do século 21. A ilha de 195 quilômetros de comprimento e 61 de largura tem um ritmo próprio, onde ainda se veem entregadores de leite e garrafas de vidro retornáveis. A paisagem revela-se um colorido cenário com águasmuito azuis, gramados verdinhos, praias de areia vermelha e céu limpo. Charlottetown é sua capital e principal cidade. Uma curiosidade: o Prince Edward em questão é o filho do rei George III, da Inglaterra.

A praia canadense

Embora seja a menor província do país, Prince Edward Island abriga um dos mais belos trechos do litoral canadense. A costa norte da ilha, pedaço voltado para o Golfo de Saint Lawrence, permanece bem preservada graças, sobretudo, ao Prince Edward Island National Park. São mais de 40 quilômetros de praias de areia dourada, dunas cobertas de vegetação rasteira e falésias com tons avermelhados. Pela descrição, lembrou de Jeri, no Ceará, ou algo parecido? Pois as semelhanças param por aí. No verão canadense, quando as temperaturas passam dos 22° C, até dá para tomar banho de mar – as águas são “quentinhas”, se comparadas com o resto do país. Mas, mais do que se esbaldar na areia, como acontece no Brasil, o destaque aqui é contemplar a paisagem – e, sim, isso é um programaço.
No verão, o parque costuma receber milhares de visitantes, que chegam atraídos pelas belezas do lugar. Do fim da primavera até meados de outubro, as 15 trilhas ficam disponíveis para caminhadas. São trajetos tranquilos, relativamente planos, nenhum deles muito longo (alguns têm pouco mais de 1 quilômetro) e a maioria de fácil acesso – vários, aliás, podem ser percorridos de bicicleta, e alguns são adaptados para cadeirantes. Além do passeio em si, as caminhadas pelo parque permitem cruzar com animais selvagens (as raposas, por exemplo, são habitués por lá) e uma enorme diversidade de pássaros típicos da região.
Uma das trilhas mais complicadas – e indicadas para quem tem mais experiência em trekking – é a Homestead Trail, com quase 7 quilômetros de extensão e algumas inclinações nopercurso. E a mais cênica é, sem dúvida, a Greenwich Dunes Trail, que soma quase 5 quilômetros de extensão e passa por dunas, bosques e também por um deque de madeira construídosobre uma área alagada. No fim do trajeto, a diversão é escolher um trecho de areia e estender sua toalha, para um piquenique.

No inverno, o cenário muda por aqui, e, consequentemente, os atrativos também. Determinadas áreas, a maioria no Dalvay Lake, são liberadas para patinação no gelo e para quem gosta de esquiar. E, eventualmente, algumas trilhas permanecem abertas para caminhadas. Durante a estação mais fria do ano, contudo, a administração do parque pede que os turistas liguem antes para consultar quais passeios estão funcionando, uma vez que tudo depende das condições climáticas e das temperaturas registradas nos termômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário