sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Esqui: confira as melhores opções de pistas perto do Brasil

Brasileiro adora neve e o fato de não possuirmos centros de esqui no país não atrapalha essa paixão. Afinal, quem precisa de neve em casa quando temos Argentina e Chile tão perto? A sorte para esquiadores com experiência ou simplesmente para os que querem descobrir a neve e todas as suas atividades é que os vizinhos têm diversas estações de esqui na Cordilheira dos Andes, algumas delas reputadas por estar entre as melhores do mundo. A cada ano aumenta, não menos de 20%, o número de brasileiros descendo as pistas da região

Confira as principais pistas de esqui da América do Sul

1. Portillo, Chile
A estação de Portillo fica a 164 km ao norte de Santiago. De suas 19 pistas, 65% são para esquiadores avançados e profissionais, que também podem aproveitar os circuitos fora de pista e serviço de heliski, um helicóptero que leva os esquiadores para pistas ainda mais selvagens e com uma vista magnífica sobre os Andes. Portillo tem apenas um hotel, que é um luxuoso resort ski-in/ski-out, ou seja, você pode sair esquiando do hotel, voltar para tomar um banho quente e descansar sem precisar se preocupar com o transporte.

2. Valle Nevado, Chile
A apenas 60 km da capital chilena, a estação de Valle Nevado tem três hotéis: o Tres Puntas, com preços relativamente acessíveis; o Puerta del Sol, intermediário, e o Hotel Valle Nevado, que é mais caro e luxuoso. Com muitos dias de sol por ano durante a temporada, Valle Nevado conta com percursos fora de pista para esquiadores avançados em montanhas que chegam a mais de cinco mil metros de altura. Para principiantes, esquiadores médios e avançados, Valle Nevado tem, ao todo, 34 pistas e caminhos.

3. Las Leñas, Argentina
No coração dos Andes, na província de Mendoza e a mais de 1000 km de Buenos Aires, Las Leñas é um dos destaques dos centros de esqui argentinos. Com 29 pistas e 14 meios de elevação, a estação tem uma descida que chega a 7 km, combinando as pistas Apolo, Neptuno e Venus. O resort é ideal para famílias, com vários espaços para iniciantes, mas sem deixar de oferecer pistas para esquiadores mais avançados. Las Leñas é conhecida pelos luxuosos hotéis com nomes de símbolos do zodíaco: Acuario, Aries e Virgen.

4. Bariloche, Argentina
Assim como Florianópolis e Búzios foram tomadas pelos “hermanos”, Bariloche parece território do Brasil: ouve-se português nas pistas e na cidade, que é charmosa como poucas. A 19 km de Bariloche, o Cerro Catedral tem 53 pistas, 39 meios de elevação e é o destino mais completo da América do Sul. Tudo isso, claro, com uma vista fantástica sobre o Lago Nahuel Huapi e os cumes nevados dos Andes. Hospedar-se no mítico e luxuoso Hotel Llao Llao é um jeito de fazer da sua viagem a Bariloche ainda mais inesquecível.

5. San Martin de los Andes, Argentina
A pequena cidade de San Martin de los Andes, na província argentina de Neuquén, destaca-se por suas belezas naturais, como o Lago Lanin, um dos sete lagos perto da cidade e, principalmente, pela Chapelco, sua estação de esqui. Famílias escolhem este destino pela variedade de pistas aptas para todos os níveis. Chapelco tem ainda aulas grupais e particulares e muitas opções de alojamento, desde hotéis luxuosos até cabanas mais econômicas. A gastronomia é um destaque na cidadezinha, com excelentes fondues e pratos típicos da região, como o famoso cordero patagônico.

6. Cerro Bayo, Argentina
Perto de Villa la Angostura, em Neuquén, Cerro Bayo é uma novidade entre as estações de esqui da Argentina. Traz o conceito de Centro de Esqui Boutique, o que faz dele o mais exclusivo do país com um atendimento único voltado para o conforto dos esquiadores. A 80 km de Bariloche e a 110km de San Martin de los Andes, Cerro Bayo tem setores exclusivos para cada nível de esqui e snowboard, além de zonas para freestyle, com 12 km de pistas esquiáveis e 1km de pista atravessando florestas virgens com uma fantástica paisagem sobre o lago Nahuel Huapi.

7. Cerro Castor, Argentina
Na distante Terra do Fogo, a estação de Cerro Castor é conhecida pelas suas 26 pistas, pelas suas belas paisagens e, principalmente, pela qualidade de sua neve, usada para treinar por esquiadores profissionais de diversos países. Pela sua proximidade da cidade de Ushuaia (menos de 30 km), é ali que muitos esquiadores se hospedam, mas há também um hotel ao pé da estação, o Castor Ski Lodge, com 15 confortáveis cabanas de madeira.

8. Termas de Chillan, Chile
Termas de Chillán, a 400 km de Santiago, é uma das estações de esqui mais belas e exclusivas do Chile. Com três hotéis de luxo e 32 pistas e a maior pista da América do Sul (13 km), o Ski Resort de Termas do Chillán é perfeito para famílias. O toque especial do resort são suas famosas águas termais, um jeito excelente de relaxar rodeado pela beleza dos Andes chilenos após um longo dia de esqui ou snowboard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário